quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ácidos nucléicos

O Ácido nucléico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.

Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação pela síntese precisa das proteínas.

Os ácidos nucléicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos:


DNA - ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO


RNA - ÁCIDO RIBONUCLÉICO


Utilizando técnicas apropriadas, foi possível isolar os ácidos nucléicos e identificar os seus constituintes.




Ácido fosfórico - confere aos ácidos nucléicos as suas características ácidas. Faz as ligações entre nucleotídeos de uma mesma cadeia. Está presente no DNA e no RNA.


Pentose - como o próprio nome descreve, é um açúcar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.


Base nitrogenada - há cinco bases azotadas diferentes, divididas em dois grupos:


Base de anel duplo (puricas) - Adenina(A) e guanina(G)


Base de anel simples (pirimidicas) - timina (T), citosina (C) e uracila (U).

Estrutura da molécula de DNA



Uma molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos, como mostra a ilustração abaixo. Note que nessas fitas o nucleotídeo "A" sempre se liga ao "T" e "C" sempre se liga a "G". Esta regra é respeitada por toda molécula de DNA.






Dentro das células, as duas fitas de DNA não se encontram lado a lado como mostrado acima. Elas se encontram retorcidas e interligadas entre si em diversos pontos. Na figura abaixo, veja a maneira como os nucleotídeos se organizam, formando uma dupla hélice de DNA. Esta descoberta rendeu o Prêmio Nobel a Watson e Crick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário